top of page
Buscar

Como dormir bem? Dicas de combate a insônia para obter um descanso de qualidade!

Atualizado: 23 de set. de 2022


Você merece ter uma noite tranquila!

Deitar a cabeça no travesseiro, como símbolo do merecido descanso após mais um dia vivido, pode representar o início de uma longa batalha para quase 40%* dos brasileiros que lutam contra e buscam formas de como tratar a insônia.

Quem já passou por isso sabe que o momento de adormecer pode se estender juntamente com o ponteiro do relógio, que de forma descontrolada vai somando minutos e por vezes horas, só aumentando o desespero de perceber a proximidade do dia seguinte e com ele os compromissos a cumprir.

A insônia pode ser atribuída a diversos fatores, mas na prática significa um estado acelerado do organismo e da mente justamente quando este deveria entrar em repouso. A parte mais difícil, entretanto, está em obter esse tal estado desacelerado nas situações em que a sua vida pode ser tudo, menos relaxante.

Neste artigo vou falar sobre as principais causas da insônia, seus sintomas e tipos, bem como a correlação entre insônia e ansiedade. Também falarei sobre mudanças de hábito, terapias e outras dicas que você pode adotar como forma de proporcionar o estado adequado ao seu corpo e mente na hora de dormir.

Ao final será oferecida ainda uma meditação guiada do meu canal, que traz uma síntese de práticas vencedoras para proporcionar uma bela noite de sono. Então fique comigo até o final e descubra como tratar insônia!

 

Tipos de Insônia e Sintomas

A dificuldade em pegar no sono não é o único tipo de insônia, pois existe também aquele que se manifesta pela dificuldade de permanecer dormindo após o cochilar.

A insônia crônica se caracteriza por vivenciar os sintomas pelo menos 3 vezes durante a semana, durante no mínimo três meses.

As consequências mais comuns são:

  • Fadiga;

  • Mal-estar;

  • Dificuldades de memória e concentração;

  • Distúrbios de humor;

  • Irritabilidade;

  • Problemas comportamentais, tais como hiperatividade e agressão.


Insônia: Causas


Para descobrir como tratar insônia é preciso entender como ela começou. Dentre as principais causas estão:


Uso de eletrônicos


A mente que não se cala e organismo acelerado pode ser resultado do uso de eletrônicos, que emitem luz e estimulam a atividade cerebral até tarde da noite, inibindo a produção de melatonina, hormônio do sono, sendo difícil entrar num estado de relaxamento mais profundo em um curto espaço de tempo.


Dores


Por causarem um forte mal estar, pessoas que têm problemas com enxaqueca, artrite, distúrbios respiratórios ou outras doenças que causam dores mais fortes, podem ter o descanso comprometido, devido à sensação de mal estar.


Cafeína, nicotina e álcool


Aquele cafezinho da tarde para espantar o sono, pode se tornar o verdadeiro vilão na hora de dormir, representando inclusive um ciclo vicioso, já que você toma o café para espantar o sono, mas na hora que precisa dormir e está exausto, a sua mente não para justamente pelo excesso de ingestão desse estimulante.

É importante, por isso, atentar-se para a quantidade e a hora do consumo de cafeína, que está contida não só na forma de café, como também em chás e suplementos estimulantes usados antes do exercício físico.

A nicotina e o álcool também são comprovadamente estimulantes que impedem uma noite de sono mais restauradora.


Insônia, ansiedade e estresse


Agenda sobrecarregada, demandas no trabalho, problemas de relacionamento ou até um estilo de vida habitualmente acelerado podem gerar uma ansiedade descontrolada a ponto de contaminar a tão aguardada hora do descanso.

E a ironia aqui é que justamente esse descanso que irá trazer o estado mental e energético adequados para solucionar as situações problemáticas, mas como ficam comprometidos aumentam ainda mais a tensão, piorando sobremaneira a tranquilidade de quem tem insônia.


Outras causas da Insônia