Buscar

Você adia os cuidados com a sua saúde mental? Veja aqui o porquê!



Se você é daqueles que há muito tempo adia fazer uma terapia, começar a meditar ou a ter algum tipo de cuidado que te ajude a lidar com as emoções no dia a dia, você não está só! Uma pesquisa recente apontou que apenas 10% da população se beneficia dos programas de cuidado com a saúde mental!

Vou apontar aqui alguns fatores importantes que mais influenciam essa procrastinação com os cuidados com a nossa psiquê.

A primeira é o desconhecimento na ‘própria pele’ do universo de benefícios que se pode ter quando adotamos bons hábitos de cuidado emocional. Em outras palavras, não sabemos dos ganhos reais que esses cuidados geram em nossas emoções, nem de quanto a vida se torna pior sem esses cuidados.

O segundo é a dificuldade de adotar esses mesmos hábitos na vida do dia a dia. Uns se desculpam pelo excesso de compromissos, enquanto a grande maioria prefere mesmo é gastar seu tempo e dinheiro com outras coisas, que geram prazeres mais imediatos, por assim dizer. E isso é super compreensível!

A verdade é que assim como a saúde física, a saúde mental igualmente demanda um esforço consciente e consistente. Por vezes dói, incomoda e necessita se tornar uma prioridade para de fato direcionarmos nosso tempo e energia com esse tipo de autocuidado. Mas a opção de viver sem isso representa, na maior parte das vezes, se conformar com menos do que podemos ter de qualidade de vida e concretização dos seus sonhos.

Ao aprendermos a ter hábitos de cuidado emocional, coisas que a princípio seriam mais duras e difíceis, vão sendo trabalhadas e equilibradas. A inteligência emocional cresce e você potencializa as suas escolhas para a rota de uma vida mais leve, alegre, onde os seus talentos estarão a serviço daquilo que faz de fato a diferença para você.

Os cuidados com a saúde mental não devem ser adotados apenas quando estamos nos sentindo deprimidos, estressados ou ansiosos. Eles devem ser constantes e tão valorizados quanto os tomados com a saúde física.

A boa saúde mental é um estado de equilíbrio que nos ajuda a dormir e comer bem, a ter relacionamentos mais positivos, a fazer coisas que queremos e a nos sentir melhor de forma global. Além disso, ela nos ajuda a lidar com problemas e crises no futuro. Com o tempo, também pode reduzir o risco de desenvolver doenças e limitações físicas!

Eu possuo um programa de mentoria emocional 🧠que te ensina a conduzir suas emoções nos momentos difíceis, liberando traumas e gatilhos. Você também vai aprender a potencializar os seus talentos na busca daquilo que verdadeiramente sonha para você ❤️!





0 visualização0 comentário