top of page

Coração Fechado para o Amor, por que isso acontece? Uma Visão Sistêmica

Atualizado: 19 de fev.



Bloqueios Emocionais são mecanismos de defesa inconsciente para que se evite o sofrimento. Através desse escudo, uma experiência difícil passa a ser vivenciada de um modo menos direto e intenso, como se a pessoa ficasse anestesiada. Isso acontece quando há uma perda significativa, abandono ou experiências dolorosas com pessoas próximas emocionalmente, seja na infância ou na fase adulta, é como se uma parte da sua alma estivesse aprisionada naquele sofrimento.


Mas como saber quais acontecimentos podem causar um bloqueio?


No seriado Uma Nova Mulher, na Netflix vemos que uma das personagens, a Sevgi, havia buscado o auxílio da constelação, para investigar as causas emocionais que contribuíam para a formação de um câncer. Quando fez a constelação, descobriu que o assassinato de seu pai, ainda reverberava em suas emoções e na trama, o trabalho realizado na constelação auxiliou a personagem na cura de sua doença. No entando, uma vez curada do câncer, algo mais se liberou internamente e ela passou a desejar encontrar um grande amor. No desdobramento da história entendemos que após a morte de seu pai, somado ao trauma de perder um de seus progenitores, ela dedicou a sua vida a preencher o vazio que esse trauma trouxe na vida de sua mãe. Ou seja, por lealdade familiar, ela dedicou a sua vida a ser a companheira de sua mãe. Nessa situação, existe espaço emocional para que ela possa se dedicar a um outro amor?


Cada ser humano é único e vivencia as influências de seu destino e as heranças do seu sistema também de maneira singular, por isso as causas de bloqueios amorosos podem ser múltiplas. Nesse sentido a Constelação se torna um instrumento investigativo valioso! No entanto, os bloqueios amorosos seriam consequência de traumas não trabalhados que armam esse mecanismo protetivo que o nosso subconsciente arma gerando uma indisponibilidade ou um temer de viver um vínculo profundo de amor. Então não sobra espaço, mesmo, para se entregar a uma relação e se envolver mais intimamente com determinadas pessoas.


Consequências na vida amorosa


O interessante é que muitas pessoas podem até se relacionar, mas vão escolher sempre objetos de afeto que inconscientemente sabem que não trarão a relação amorosa “desejada”. E esse fato permite que se mantenha nesses envolvimentos amorosos em um nível menos comprometedor, e por consequência, destinados ao fracasso. Outras pessoas simplesmente não possuem espaço na vida para isso, sempre priorizando outras áreas e permanecendo sós.


E não me entenda mal, eu respeito todas as escolhas individuais desde que estejam alinhadas com os desejos de sua alma e não prejudique ninguém, naturalmente. Mas para aqueles que possuem o desejo de amar e ser amado verdadeiramente, o que fazer para mudar essa história?


Autoconhecimento e cura emocional são a chave! Então busque cursos, profissionais ou qualquer outro elemento que entender que pode te auxiliar na sua jornada!!!






Gostou desse artigo? Me ajude a decidir quais temas você querem ver aqui!

  • Relacionamento

  • Prosperidade Financeira

  • Produtividade

  • Autocuidados para bem-estar emocional

#bloqueio amoroso #coração fechado para o amor #não consigo namorar #não consigo casar #por que estou sozinha #como encontrar um amor




316 visualizações3 comentários
bottom of page