top of page
Buscar

Coração Fechado para o Amor, por que isso acontece? Uma Visão Sistêmica



Bloqueios Emocionais são mecanismos de defesa inconsciente para que se evite o sofrimento. Através desse escudo, uma experiência difícil passa a ser vivenciada de um modo menos direto e intenso, como se a pessoa ficasse anestesiada. Isso acontece quando há uma perda significativa, abandono ou experiências dolorosas com pessoas próximas emocionalmente, seja na infância ou na fase adulta, é como se uma parte da sua alma estivesse aprisionada naquele sofrimento..


Mas como saber quais acontecimentos podem causar um bloqueio?


No seriado Uma Nova Mulher, na Netflix vemos que uma das personagens, a Sevgi, havia buscado o auxílio da constelação, para investigar as causas emocionais que contribuíam para a formação de um câncer. Quando fez a constelação, descobriu que o assassinato de seu pai, ainda reverberava em suas emoções. Uma vez curada do câncer, almejou encontrar um grande amor. No desdobramento da história entendemos que após a morte de seu pai, somado ao trauma de perder um de seus progenitores, dedicou a sua vida a preencher o vazio de sua mãe. E então eu te pergunto, qual espaço restava para que ela pudesse se comprometer e se abrir para alguém mais?


Cada ser humano é único e vivencia as influências de seu destino e as heranças do seu sistema também de maneira singular, por isso as causas de bloqueios amorosos podem ser múltiplas. Nesse sentido a Constelação se torna um instrumento investigativo valioso! No entanto, os bloqueios amorosos seriam consequência de traumas não trabalhados que armam esse mecanismo protetivo indicando uma indisponibilidade ou um risco associado a amar, se entregar a uma relação e se envolver mais intimamente com determinadas pessoas.


O interessante é que muitas pessoas podem até se relacionar, mas vão escolher sempre objetos de afeto que inconscientemente sabem que não trarão a relação amorosa “desejada”. E esse fato permite que se mantenha nesses envolvimentos amorosos em um nível menos comprometedor, e por consequência, destinados ao fracasso.


E o que fazer para mudar essa história? Autoconhecimento e cura emocional são a chave e eu digo aqui que a Constelação seria a ponte que leva até a origem do bloqueio.


Caso você não conheça essa técnica eu possuo um artigo que fala mais a respeito aqui.

E se você acha que a Constelação Familiar pode te ajudar, saiba mais como funciona uma sessão aqui!




#bloqueio amoroso #coração fechado para o amor #não consigo namorar #não consigo casar #por que estou sozinha #como encontrar um amor




0 visualização0 comentário