top of page
Buscar

Teste DISC, qual é o seu perfil e que impacto isso traz na sua vida?

Atualizado: 23 de set. de 2022

Identificar seu perfil comportamental pode ser a chave para o sucesso e realização na vida profissional e carreira. E o teste DISC pode te ajudar e muito!

Você já refletiu ou se questionou sobre a importância do Autoconhecimento Profissional?

Em meio a tantas responsabilidades da vida adulta e correria do dia a dia, muitas vezes nos encontramos em um piloto automático onde vivemos uma rotina profissional insatisfeita, sem ao menos nos questionarmos o que poderíamos fazer para melhorar, não é mesmo?

Descobrir quem somos profissionalmente pode nos libertar deste sentimento, já que nos permite ser quem queremos, sem a frustração de seguirmos um caminho que não nos faz feliz.


Chegou a hora de ir em busca do seu sonho profissional, de encontrar uma profissão onde possa sentir-se pleno e mostrar o melhor de você!


O Disc é uma teoria desenvolvida por William Moulton Marston, PHD em psicologia pela Universidade de Harvard. A partir daí foi desenvolvida uma nova ferramenta, que detecta as características comportamentais das pessoas como forças, motivações, formas de gerenciar e de se comunicar, pontos de melhorias e diversas outras aplicações proporcionando às pessoas um autoconhecimento profissional.


O autoconhecimento profissional consiste na conscientização de suas habilidades. Dos seus pontos fortes e fracos relacionados às suas competências profissionais.

Conhecer a fundo o seu potencial profissional proporciona uma melhor adequação de sua colocação no mercado de trabalho, permitindo que você busque com mais clareza o seu lugar certo, realizando aquilo que você faz melhor.

E também te elucida sobre o que deverá ser melhorado de acordo com as suas pretensões de carreira, entendendo tipos de conflitos que você pode vivenciar no ambiente de trabalho e como se livrar deles.


Quer conhecer mais sobre os 4 Perfis Comportamentais e entender como funciona a análise de perfil comportamental? Vem comigo!


O que é autoconhecimento Profissional?



O autoconhecimento profissional é fundamental para quem deseja ter mais felicidade, realização e sucesso na carreira.

É um processo de autodesenvolvimento, descoberta de virtudes e potenciais.

Para entendermos melhor a importância do autoconhecimento profissional, vou compartilhar com vocês um resumo da minha trajetória profissional. Vamos lá!


Minha história profissional

Antes de me tornar terapeuta, atuei durante 15 anos no mercado financeiro em uma grande corporação. Sim, recebia um excelente salário que pagava um estilo de vida onde podia fazer o que queria, nas horas livres, claro.

Cheguei no lugar que desejava com dois anos de carreira, meu salário pagou minha casa própria, roupas, restaurantes, passeios, viagens e tudo mais que uma pessoa de classe média pode desejar.

Tenho certeza de que você que está lendo esse artigo, logo conclui que eu tinha uma vida profissional e financeira bem sucedida, não é mesmo?

Pelo menos era o que a maioria das pessoas do meu convívio achavam. O fato é que esse bom salário, que pagava por um estilo de vida ‘livre' não conseguiu comprar o mais importante: a verdadeira sensação de liberdade.

Eu cumpria cargas horárias regulares, estava submetida a um sistema hierárquico antiquado e tinha uma pobre atuação profissional, no quesito de utilização dos meus talentos.

Rezava para que o tempo passasse rápido e chegassem, enfim, as minhas férias. Eu tinha uma semi depressão todo final de domingo, assim como uma semi histeria de felicidade toda sexta-feira. Vivia tendo ideias maravilhosas de novos trabalhos que poderia exercer fora dali e me libertar daquela algema de ouro que me prendia.

Mas quando empolgadamente levava as minhas ideias audaciosas para ponderações de pessoas da minha confiança, as respostas não eram nada encorajadoras e se assemelhavam a algo do tipo:

  • “Você está maluca, por que mudar?”

  • “Antes o certo do que o incerto.”

  • “Ah Camila, você nunca está feliz com nada, você irá mudar e continuará assim, insatisfeita eterna.”

E assim foi, ano após ano que permaneci no mesmo local, com as mesmas insatisfações, cristalizando a minha ‘segurança’ e derretendo os meus sonhos.

Ah, se eu soubesse que existia um tal de negócio chamado de Análise de Perfil Comportamental! Ficou curioso pra saber? Então bora lá que te explico!


Autoconhecimento profissional com análise



Desde a antiguidade vemos estudos tentando classificar os padrões de comportamento humano, e em um caminho evolutivo essas teorias foram destrinchadas e são atualmente aplicadas ao ambiente profissional.

Naturalmente que cada ser humano é único, mas dentro dessa modalidade de análise, o padrão de comportamento é visto dentro de quatro modelos que, ponderadamente, tenderá a manifestar um tipo específico de maneira de agir e interagir com o mundo.

A Análise de Perfil Comportamental vai reunir esse delineamento do perfil específico de um indivíduo com o momento/ambiente profissional que ele está inserido.

Seria quase que uma numerologia do mundo profissional, pois traz um profundo nível de autoconhecimento no que tange os talentos, dificuldades e preferências de atuação.

Através dele você consegue entender não só os seus recursos e dificuldades, como também descobrir que tipo de trabalho e ambiente profissional pode realmente te completar e te fazer feliz.

  • Vamos descobrir qual seu perfil comportamental e potencialidades? Agende uma análise de perfil comportamental!

Os 4 Perfis Comportamentais de Assessment


Vamos conhecer agora 4 perfis comportamentais. Existem vários métodos e análises comportamentais.

Hoje vamos conhecer uma delas: Assessment.

Com qual você mais se identifica? Esse é um importante passo para o autoconhecimento profissional!

Os perfis de Assessment estão divididos em:


1. Executor